Quem me conhece, sabe que sou professor de formação. Desde
cedo, meu desejo de ser escritor caminhava lado a lado com o desejo de dar
aulas. Agora, enfim, posso realizar as duas coisas. Os workshops que Ingrid
Zavarezzi e eu ministramos no Rio deixou saudades (principalmente em nós...rs!
Agora em Sampa, tenho a oportunidade de retomar essa atividade
com outra querida amiga e também grande mestra, Solange Castro Neves,
colaboradora de Ivani Ribeiro e Cassiano Gabus Mendes em grandes sucessos como “Que
rei sou eu?”, “A viagem” e “Mulheres de Areia” e autora-titular de novelas como
“Marcas da Paixão” e “Roda da Vida”. Certeza de que, além de passar minha
experiência, também tenho muito a aprender com ela.
Portanto, aos interessados, segue a ementa do curso, que terá
duração de 3 meses. O aluno passará por todas as etapas da escrita criativa até
o seu roteiro pronto, sob a nossa orientação e supervisão.
Solange e eu esperamos vocês!
com Solange Castro Neves e Vitor de Oliveira
EMENTA GERAL
O curso abordará os seguintes tópicos:
1. O
escritor, a ideia, criação e técnicas;
2. O processo
da criação;
3. Premissa;
4. Storyline;
5. A
importância da linguagem televisiva;
6. Composição
da história: Estrutura dramática, eventos, grande evento, apuro, crise,
percepção, pontos de virada (exemplos práticos), catalizador, paradigma;
7. Enredos;
8. Gênero,
Mitos, Motivação, Credibilidade, Detalhes;
9. Núcleos secundários;
10. Personagem;
Perfil dos personagens. O herói e os seus caminhos. Arquétipos. Exemplos
práticos. Exercícios de criação de personagem.
11. Sinopse;
12. Cenários;
13. Argumento
escatelado;
14. Plot
e o núcleo dramático, Diagramas, clímax, catarse, Curva dramática;
15. Cenas,
links, Ganchos de cena e de diálogos;
16. Escaleta;
Apresentação de uma escaleta de uma novela / série já existente. Escrever uma
cena com base nessa escaleta.
17. Diálogos;
18. Indicações
ou rubricas;
19. Capítulos
(novela, minisséries ou seriados);
20. Importância
do ponto central dentro da estrutura de um roteiro;
21. Estudo
do público alvo a ser atingido pela novela;
22. Diferenças
entre mídias; Novela, série, longa-metragem, sitcom, websérie.
23. Equipe,
colaborar e interagir. Funções do colaborador.
24. Elementos
fundamentais de um primeiro capítulo. Exibição comentada do primeiro
capítulo e /ou do episódio piloto de uma série.
25. Construção
de sua própria história, passo a passo desde o início, levando em conta cada
ponto aprendido durante o curso e com a supervisão e acompanhamento dos professores.